Se um dia chegar a ser muito velhinho, vou escrever um livro. É uma promessa que tenho feito a mim próprio. Não, não desesperem... pode ser que até lá perca a memória* ou tenha ganho juízo.**
livreiro anónimo
* Memória: Frequentemente, o envelhecimento está associado a dificuldade de memória e à lentidão de raciocínio. Nesse sentido, acredita-se que os idosos fiquem com dificuldade em lembrar e compreender as situações novas que lhes são apresentadas, mas em contrapartida, superam os jovens em raciocínios que exigem maior “sabedoria”. Evidentemente a sabedoria não surge, necessariamente, com a idade. Contudo, e com um pouco de sorte, a idade acontece por si só. E é com ela, e à custa dela, que infelizmente na maior parte das vezes, a sabedoria finalmente se manifesta.
** Juízo: é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objectivando alcançar uma integração, que possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento.
Com a devida vénia ao Jaime Bulhosa