2013/10/11

Goscinny e o Prémio Nobel da Economia


Muito se falou e ainda se fala sobre o genial autor de BD que criou personagens fantásticos desde Asterix até Luky Luke e Humpá-Pá.
Do que, até agora, ninguém se tinha lembrado foi ser-lhe atribuído o Prémio Nobel da Economia.
Só mesmo a espantosa capacidade de relacionar coisas e fatos que aparentemente não estão conetados do António Teixeira autor do Herdeiro de Aécio, tiraria este coelho da cartola.
Chapeau, meu caro.   

PS: A imagem não é a melhor mas foi o que consegui arranjar

2013/10/09

Objetos inúteis


Reproduz-se abaixo este texto delicioso retirado da Pó dos Livros (sublinhado meu).

Não é a primeira vez que encontrarmos dentro de livros antigos missivas e outros escritos que retratam a maneira como se vivia no século passado. Desta vez dentro do miolo de um livro dos anos sessenta encontramos um postal que convoca a comunidade da igreja católica vizinha para uma festa de caridade. 
Para os pobres tudo serve. Mas esta comunidade foi bastante mais além do que apenas oferecer os objectos inúteis do costume. A missiva dizia o seguinte:


Vamos organizar no próximo mês uma grande festa de caridade. Contamos com as senhoras para nos levarem todos os objectos inúteis que tenham em casa: livros, vestuário, bugigangas e também, naturalmente, os seus maridos.  

2013/10/08

Benvindos a Beirais


Bem vindos a Beirais é uma telenovela ou serie que corre durante os dias úteis na RTP1, pretendendo retratar o dia a dia de uma pequena aldeia no Portugal Profundo (o que é que isto queira dizer).
Os protagonistas são "urbanos" emigrados ou retornados, acompanhados das figuras típicas de uma aldeia, algumas bem esgalhadas outras verdadeiras caricaturas (aquele padre é, com certeza, obra do diabo).
Embora tenha um fio condutor cada episódio tem uma história completa. Os argumentos são fraquinhos, os atores estão no limite do aceitável mas a coisa tem um certo charme e um não sei quê, que me atrai e às vezes me comove.
Não sei se a serie tem ou não sucesso nas audiências mas o poste não vem a esse propósito.
Imagine-se que se organizam excursões de um dia à Aldeia do Carvalhal, onde as filmagens são efetuadas. Por apenas 24,90€ pode visitar a aldeia, almoçar de caminho, dar um pulinho à Aldeia típica José Franco e ainda beneficiar de uma oferta de uma garrafa de vinho AdegaMãe e uma super faca de cerâmica avaliada em 15€.
O que mais queremos da vida?