2008/08/07

A bolsa ou...a vida

Projecção para daqui a uns tempos:

Galp, BCP, Zon, Brisa e Cimpor são 'Top Picks' da Lisbon Brokers
Os analistas da corretora Lisboeta revelaram hoje quais os seus títulos nacionais favoritos até ao fim do ano, considerando que os investidores devem calmamente começar a comprar estes papéis, por considerarem que encontram a preços atraentes, ao mesmo tempo que têm um modelo de negócio "sólido" que os irá ajudar a resistir à má conjuntura económica, que deverá continuar no curto prazo.

Pedro Duarte

Segundo a nota de estratégia da Lisbon Brokers para o segundo semestre do ano hoje divulgada, a Cimpor, a Galp, a Brisa, o BCP e a Zon "são particularmente atraentes de um ponto de vista de potencial de valorização".

BCP
Para o BCP, a corretora lisboeta diz que este "tem passado por muito nestes últimos anos, mas parece ter assentado rapidamente", sendo esperado que os resultados do trabalho da nova administração comecem a dar frutos nos últimos seis meses do ano.

"O BCP tem vindo a aumentar consistentemente a sua base de receitas, mais ainda tem muito espaço para aumentar os níveis de eficiência. Por outro lado, acreditamos que os accionistas mais rebeldes não vão ficar parados até os resultados começarem a aparecer", diz o documento, adiantando que, tendo em conta a desvalorização de 57% já registada pelo papel este ano, "que reflecte acima de tudo a tendência do sector, nós [a Lisbon Brokers] seríamos compradores [do papel] a este valor".

O BCP encerrou a sessão de hoje na Euronext Lisbon a deslizar 0,44% para os 1,13 euros.

CIMPOR
Na Cimpor, a Lisbon Brokers diz que, para além da empresa ter uma base fundamental sólida, tem também "uma estrutura accionista intrigante". Notando que "a velocidade e a eficiência com que a empresa integra novos negócios é bastante impressionante", a corretora nota que a sua avaliação de sete euros por acção dá ao papel um potencial de valorização de 72%, pelo que esta seria uma "compradora agressiva do mercado, uma vez que não há vendedores a estes níveis". A recomendação para o papel é de 'Forte Compra'.

A Cimpor ganhou 0,98% para os 4,11 euros na sessão de hoje da bolsa nacional.

GALP
Já para a Galp, o documento nota que esta se está a tornar uma "história curiosa": se por um lado a subida do petróleo está a pressionar as margens do seu negócio de Refinação & Marketing, levando a empresa a apresentar resultados decepcionantes, a presença da petrolífera na bacia de Santos no Brasil significa que em 2009 nenhum portfólio estará completo sem uma quantidade considerável de acções da empresa. Como o preço-alvo de 16 euros por acção da Lisbon Brokers para a Galp implica um potencial de subida de 45%, a corretora avança com uma recomendação de 'Forte Compra' para o papel.

A Galp Energia foi a 'estrela' da Bolsa de hoje, tendo chegado ao fim do dia a disparar 17,27%.

BRISA
Na Brisa, embora note que "o modelo de negócio está algo em risco devido ao abrandamento dos números do tráfego e possibilidades limitadas de expansão em Portugal", a Lisbon Brokers aprecia o facto da rede da empresa no nosso País ser sólida e fonte de um fluxo de dinheiro estável e de baixo risco para esta.

"A razão mais atraente para comprar a Brisa, contudo, é o facto da Abertis, que tem uma participação de 10,23% no capital da concessionária, ter reiterado por várias ocasiões que tem o desejo de criar uma grande operadora de auto-estradas na Europa. Para nós, isto significa que a sua posição na companhia é estratégica".

Assim, tendo em conta as dúvidas que existem em redor da estrutura accionista futura da empresa, o facto do seu preço-alvo pra a Brisa implicar um potencial de valorização de 25%, a Lisbon Brokers avança com uma recomendação de 'compra' para a concessionária.

A Brisa ganhou 1,56% para os 6,50 euros na sessão de hoje da Euronext Lisbon.

ZON
Por fim, a Zon Multimédia é considerada como tendo "um modelo de negócio firme com uma oferta 'triple-play', e que irá em breve ser capaz de oferecer uma oferta 'quadruple-play', depois de ter concluído um acordo com a Vodafone para a criação de um operador móvel virtual". Tendo também em conta a possibilidade de expansão da empresa liderado por Rodrigo Costa para África, a Lisbon Brokers reforça a sua recomendação de 'Forte Compra' para a companhia, bem como a sua avaliação de oito euros por acção, com um potencial de valorização de 36%.

A Zon encerrou a sessão de hoje na Bolsa inalterada nos 5,88 euros.

Sem comentários: