2013/09/15

Europeus

Estive nas últimas duas semanas na Bélgica, no Luxemburgo, na Alemanha e na Austria, a convite do meu amigo Stephan Becker. No ínicio deste périplo (em Bruxelas) tive o prazer e o privilégio de conhecer o Werner e a Hèléne, casados há 49 anos, seus vizinhos que se revelaram encantadores.
Porquê o título deste post? Passo a descrever:

- O Stephan é alemão e fala Alemão e Inglês;
- A Solange, brasileira e namorada do Stephan, mora na Alemanha há muitos anos. Fala Alemão e Português;
- O Werner é alemão, da região do Saar, fala Alemão, Francês e Inglês;
-A Hèléne é filha de mãe portuguesa de Ferragudo, pai grego e nasceu em Marrocos. Só fala Francês;
- Eu sou português, falo Português, Inglês e Francês.

Durante o tempo que passámos juntos, nas margens do Mosela, na região de Remich e Shengen,onde o rio faz fronteira entre o Luxemburgo e a Alemanha as conversas eram muito divertidas, porque, afinal, não havia uma língua em comum entre os cinco. Não deixámos ,por isso, de nos entendermos.
Por mera coincidência a região (Shengen) até tem algum significado.
O meu filho João costuma dizer que um dos grandes obstáculos à construção de uma verdadeira União Europeia é a falta de uma língua comum e eu concordo com ele e, no entanto (como eu odeio as adversativas), nós entendemo-nos lindamente durante o tempo todo, para além do divertimento que consistia em constantemente estar a mudar de língua ou a traduzir algo.
No fim somos todos europeus

Sem comentários: