2014/01/16

Sitting in my front porch...

Sentado no meu alpendre vejo e ouço a chuva cair.
O dia é cinzento, escorre pelas paredes, pegajoso, esverdeado, triste, apelando à melancolia e, no entanto, tem um encanto que me escapa e me faz passar muito tempo (demasiado?), imóvel, aguardando um não sei quê que nunca acontece.

Talvez seja o que sentia o prematuramente malogrado Otis Reding, sentado no cais, vendo os barcos entrar no porto.

 

2014/01/09

Ilustração Centífica

"A ilustração científica é uma técnica e uma arte velha de cinco séculos. É uma técnica especializada, que serve naturalistas, médicos, biólogos e outros cientistas. E é uma arte que tem produzido gravuras de incomparável beleza - gravuras que espantam, pelo pormenor e pela composição, tanto o cientista como o leigo."

A definição atrás foi retirada da página dedicada ao assunto pelo Instituto Camões.


Esta arte tem sido impulsionada recentemente por Pedro Salgado, biólogo e ilustrador que nesta entrevista revela o seu percurso e ambições de construir em Portugal uma escola de Ilustração Científica. 

Vem isto a propósito do desenho abaixo, produto de uma Workshop frequentada pelo meu neto João, de oito anos,  na escola de Belas Artes de Pedro Serrenho.


As aptidões são evidentes de comparamos com o desenho abaixo da autoria de Pedro Salgado.

Parabéns ao artista

  

2014/01/07

Paisagens

Agora que estamos no pino do Inverno e com saudades do Verão (que diabo já chega de chuva) Lembrei-me de comparar as mesmas paisagens em diferentes países e as suas semelhanças e diferenças nas referidas estações.
As duas primeiras são de dois plátanos gigantescos que emolduram a Fonte do Pião em Monsanto-Alcanena.
A fonte é lugar de amena cavaqueira nas tardes de verão, protegida da canícula, pelas copas frondosas que quase ameaçam tapar a estrada nacional que por ali passa.
Entre o Verão e o Inverno a diferença salta à vista, sendo que se reconhece o mesmo lugar sem sombra de dúvida.



O mesmo não se poderá dizer das seguintes que, sendo também tiradas no mesmo local e quase com o mesmo enquadramento nos mostram paisagens bem diferentes.
As fotos foram obtidas da varanda de um amigo que vive no Tirol numa aldeia que dá pelo nome de Fiberbrunn no município da famosa estância de ski kitzbuel.
Se não soubesse que o local é exatamente o mesmo (fui eu que tirei as fotos) hesitaria bastante em o reconhecer.
Na verdade, o manto de neve retira quase todos os pontos de referencia reconhecidos durante o verão, transformando uma paisagem rica em cores para a "pobreza" do preto e branco.