2014/08/29

Sapateado

O sapateado é um tipo de dança de origem irlandesa cujas origens se perdem no correr dos séculos.
Terá origem nos tamancos usados pelos operários que os utilizavam para mostrar as suas habilidades.
Ao longo do tempo foi evoluindo e, levado pelos irlandeses para os "states", misturou-se com os ritmos africanos, dando origem a um tipo de dança ligeiramente diferente.
A diferença fundamental consiste no fato de os irlandeses não mexerem o tronco nem os braços enquanto que os americanos são muito mais exuberantes utilizando todas as partes do corpo.
Vem isto a propósito de uma conversa de café, onde o meu interlocutor defendia o génio de Michael Jackson incluindo a invenção do passo de dança conhecido por Moonwalk.
Feita uma pequena investigação na net (god bless) e em especial no YouTube chega-se à conclusão que o rapaz apenas o batizou.
Atente-se abaixo os professores e que lote.O rapaz era bom, muito bom, mas com professores destes...
Atente-se a lista: Sammy Davies Jr., Fred Astaire, Sandman, Bill Bailley, Buck and the Bubles, Clark Brothers, Cab Calloway Daniel Haynes
 



Acrescente-se que eu sou um adepto incondicional deste tipo de dança.
Pode encontrar-se cá em casa (quase) todo o Fred Astaire, Judy Garland, Gene Kelly, Gregory Hines e por aí fora.
Como o Youtube é como as cerejas e, por que gosto mais da escola americana, aqui ficam dois exemplos brilhantes da corrente americana e um fantástico da escola irlandesa:
O primeiro é extraído o filme Cotton Club (um daqueles que se leva para a ilha deserta), quando Gregory Hines leva a namorada a um clube de Tap Dancers amadores (absolutamente fascinante).



O segundo é extraído do filme TAP e conta com a presença vejam só, de Gregory Hines, Savio Glover, Sammy Davies Jr, Jimmy Slide, Sandman e um dos Nicolas Brothers, tudo gente que dispensa apresentações.

  

Finalmente, "last but not te least" a parte final de um espectáculo do grupo irlandês Riverdance.
Para além da dança  tem a vantagem da música ser também irlandesa, o que não é de somenos.
 .

Sem comentários: