2008/07/19

Nelson Mandela

Não são precisas apresentações nem escritos sobre aquilo que já (quase) toda a gente sabe sobre o Homem (assim mesmo, com H grande).

Aqui fica, com a devida vénia a manuel Queiroz do DN, o mesmo desejo de Joseph Blatter e cito ... espero vê-lo na cerimónia de abertura do campeonato do Mundo de 2010...
Eu também.

A REVERÊNCIA A MADIBA

Manuel Queiroz
jornalista

Os 90 anos que Nelson Mandela festejou ontem em família, em Qunu, onde cresceu, foram celebrados pelos jornais sul- -africanos com a reverência devida a um paitria. Todas as manchetes foram dedicadas ao ex- -presidente da República, ex-combatente do ANC e hoje ícone mundial da paz e da defesa de uma sociedade democrática e multirracial.

O mais interessante dos títulos é o do semanário Mail&Guardian de Joanesburgo: "Mandela @ 90", ou seja, "Mandela aos 90". Com um simples sinal moderno, deu um sentido de futuro a alguém que completa nove décadas de vida, que obviamente já teve mais saúde e que, mesmo assim, é um homem que transmite esperança. O The Star encima a capa com o título "Muitos, muitos parabéns, Tata Mkhulu", um nome que lhe deram os habitantes de Qunu. Nelson nasceu em Mvezo, no Transkei, numa família de linhagem na tribo dos Thembos (de que o seu bisavô foi rei), mas aos dois anos o seu pai mudou-se com a família para o local onde Mandela iria viver e onde hoje existe o museu com o seu nome e onde tem uma casa. Por isso também, o Cape Times, da Cidade do Cabo, diz na manchete que "Todos os caminhos vão dar a Qunu", ainda que ontem a festa fosse privada. Hoje haverá 500 convidados para a festa política, onde estarão os líderes do país e do seu partido.

Ontem muitos jornais do mundo colocaram Mandela na capa, ainda que em termos de personagens globais, o líder sul-africano sofresse ontem a concorrência do Papa Bento XVI nas primeiras páginas, por causa da sua visita à Austrália e da sua homenagem aos aborígenes.

Todos os sites dos jornais põem à disposição dos leitores serviço de mensagens para Nelson Mandela, que chegam de todo o mundo. Mas a mais importante para a África do Sul chegou por outras vias e veio de Zurique, da sede da FIFA, já que o Mundial de futebol de 2010, previsto para o país em 2010, tem sido posto em dúvida pelas dificuldades em terminar as infra- -estruturas necessárias. Mas Sepp Blatter mandou uma mensagem dizendo: "Espero vê-lo na cerimónia de abertura do Mundial da África do Sul, em 11 de Junho de 2010."

Sem comentários: