2008/07/12

Polo Norte

Caro Fernando Frazão,

Tratando-se de um diário económico, podíamos aplicar aquele ditado que diz “se a asneira pagasse imposto, o Estado seria mais rico”. Este texto é um completo disparate elucidativo do modo como os órgãos de comunicação social tratam o assunto que é de uma importância enorme para todos os cidadãos. A RTP também disse o mesmo em nota de rodapé. Reclamei perante o Provedor do Telespectador dizendo-lhe que a RTP estava a desinformar e desrespeitar os próprios contribuintes de um serviço que é pago para informar e não desinformar. Vejamos:
- Aquela situação é uma impossibilidade física. Se tal acontecesse, o Hemisfério Norte ficaria sem vento (as eólicas paravam completamente), sem humidade, etc.

- Neste momento exacto, o gelo marinho do Pólo Norte tem uma área com mais 1 milhão de quilómetros quadrados do que tinha em igual data do ano passado. Não quer dizer que não venha a ter menos do que o ano passado. A Mãe Natureza é que vai determinar a situação em finais de Setembro próximo futuro. Mas se tiver mais do que no ano passado, ou qualquer que ela seja superior a zero, acha que o Diário Económico e a RTP vão corrigir o disparate?

- Já agora, o gelo marinho do Pólo Sul, nesta altura, também tem mais 1 milhão de quilómetros quadrados de área relativamente ao ano passado. Ou seja, só a contribuição polar para a crioesfera apresenta 2 milhões de quilómetros quadrados a mais, o que é uma notícia extremamente positiva escondida pelos media.

Grato pela sua mensagem, fico à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento que seja capaz de dar.

Rui G. Moura



De: Fernando Frazao [mailto:fernando.or.frazao7@gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 10 de Julho de 2008 21:45
Para: rui.g.moura@sapo.pt
Assunto: Polo Norte


Boa noite

Sou um leitor atento do seu blogue.

Gostaria que comentasse o artigo (?) publicado hoje no Diário Económico com o seguinte texto:


Pólo Norte sem gelo este ano

O Pólo Norte pode ficar sem gelo este Verão. Os cientistas dizem que este é um cenário mais do que provável e a culpa é do aquecimento global, que há mais de dez anos que está a reduzir a camada de gelo do Pólo Norte. Mark Serreze, investigador do Centro Nacional da Neve e Gelo dos Estados Unidos, disse à agência "France Press" que em Setembro é concebível que barcos possam mesmo navegar do Alasca ao Pólo Norte.

Cumprimentos



Fernando Frazão

Sem comentários: