2014/11/14

Hino Nacional

Ouvir e cantar o Hino Nacional de qualquer país é sempre um momento de emoção, particularmente nos eventos desportivos e especialmente no rugby.
Na verdade é por demais conhecido o empenho que os jogadores de rugby colocam ao, antes dos jogos, cantarem o "seu" hino. Sendo um jogo de equipa ou antes, para mim, "o jogo de equipa" funciona como um apelo à união e um ganhar de forças que é muito superior ao somatório dos valores individuais.
Ficou aliás conhecido e reconhecido em Portugal, o arreganho com que os Lobos o cantavam, aquando da campanha para o Mundial de 2007 em França.
aqui escrevi sobre o que um hino pode pode fazer para unir uma nação.
Vem isto a propósito do Irlanda vs Africa do Sul (29 - 15) e do momento que a seleção Irlandesa canta o seu Hino "Ireland Calls".
Facto curioso é que também este hino serve para unir qualquer coisa.
No rugby a Irlanda e a Irlanda do Norte têm a mesma seleção. Sendo o sul católico e republicano e o norte protestante e "loialista" (para simplificar).
Ireland Calls foi escrito com a intenção de limar todas as diferenças entre estes dois "países. Nos jogos em casa (Dublin) também é cantado o Soldier's Song hino da Republica da Irlanda.

Não tenho as imagens de ontem, mas aqui fica a gravação no jogo contra a Inglaterra no Croke Park em 2007 com Flannery a chorar e onde são cantados de seguida os dois hinos.
Junta-se ainda o link para as letras dos dois hinos.



A letra de Ireland Calls pode ser lida aqui e a letra de Soldiers's Song pode lida aqui.

Quanto ao jogo a Irlanda confirmou aquilo que vem mostrando desde a janela de inverno de 2013, jogando com o fithing spirit que o seu hino invoca e é bem explicito nesta atitude determinada de Jonathan Sexton considerado "homem do jogo"

Perdeu com os All Blacks de uma maneira incrível, sobre a qual dei nota aqui, porque não vi o jogo mas tenho absoluta confiança naquilo que João Paulo Bessa escreveu aqui.
Este ano ganhou o Torneio das Seis Nações e agora depois do que vi, será que vai apresentar a sua candidatura ao Mundial?
Veremos se a confirma a 22 de Novembro contra a Austrália.

Sem comentários: