2009/01/01

VAI SER UM ANO ÍMPAR!

Adorava um dia escrever com esta classe, com este tom de quem não está muito interessado mas que se interessa, de quem não sente mas que avisa mandando umas ligeiras bem pesadas.

Alan Greenspan escreve no seu livro: …war on Iraq is for oil… jura! Mr. Greenspan do you know that the Geneva convention establish that´s illegal to invade another country over is national resources?
E se foi por medo de domínio do Sr. Saddam sobre tão rico recurso e o impacto que poderia ter nas economias mundiais porque não explicaram esse motivo ao mundo e tiveram necessidade de forjar provas? Foi para não ir contra a Convenção? Foi para motivar o povo a estar do lado do Governo Americano? Se já o mataram porque não se põem a andar? E uma instituição como o Governo, a CIA, mentirem na ONU não devia ter consequências maiores? Coisas que não me soam bem… Este senhor cheira a algo… se este contasse o que já viu e ouviu na sua vida é que me fazia um favor.

Gostava de perceber melhor a frase “Agora sei que sou um ignorante, sou, mas tal como Alan Greenspan”. Está-me a faltar aqui qualquer informação? Será que ele quer rebater o que disse, de nada perceber de economia chamando-se ignorante assim como Alan Greenspan, o Grande Alan Greenspan! Deve ser ironia.

Gostava também de não questionar tanto! Talvez tivesse o espírito mais tranquilo!

Depois de ler, Friedman sobre o s sistemas (FMI; Banco Mundial; Federal Reserve…) depois de ler livros de investigação jornalística, depois de sublinhar tanta coisa e confirmar na net, ouvir entrevistas no youtube e outros que tais, depois de filmes que contam histórias verídicas de processos políticos, guerras, espionagem, manipulação de informação, depois estudar muito as Marcas, as multinacionais, estudar gestão (máximo lucro pelo mínimo custo) depois de ler livros que revelam a nossa natureza, depois de ter vivido, depois de documentários, de programas como “toda a verdade”, depois de tantas e inúmeras peças que vou juntando na cabeça, começo a perceber que há muitas peças que não vêm, foram retiradas do puzzle. Vivo desde há uns tempos num estado de cepticismo não muito confortável para a minha tranquilidade.

Ontem por exemplo dediquei o meu ser incauto a procurar artigos, a descascar o Site da Shell, a ouvir e ver reportagens da CNN, Aljazira… no Youtube sobre a situação no delta do Níger.
Na constituição da Nigéria está escrito que toda a matéria-prima que for encontrada abaixo dos 6 pés de terra pertence ao estado da Nigéria. Que conveniente!

Eu não faço conversa deste tipo de assunto com ninguém porque simplesmente não estão nem aí ou não sabem do que falo ou pensam que sou um rebelde, um agitador, parece que sou algum bicho… já dou por mim a pensar que não estou bem.

Às vezes sinto-me sozinho nesta forma de estar e pensar. Tenho muito que aprender, o pior é que quanto mais sei mais vejo que não sei é nada.

Eu espero que em 2009 aconteça algo suficientemente prejudicial a todos que obrigue a reconstruir, a repensar…! Mais ou menos como aquelas teorias que uma guerra grande de vez em quando faz avançar a humanidade!

João Frazão

Sem comentários: