2010/10/01

A Biblioteca

Eu tenho uma Biblioteca.
A história, começou quando logo após o 25 de Abril de 1974 o Mário Soares deu uma entrevista na sua casa do Campo Pequeno sentado num sofá de orelhas com uma estante repleta de livros atrás e um candeeiro de pé alto lado, sugerindo que ali era o seu sítio preferido de leitura.

Eu já tinha muitos livros mas nada que parecesse com o ambiente que se respirava. Sossego, recolhimento, concentração. Ali mesmo prometi que quando fosse crescido teria uma coisa parecida.

Quase trinta anos depois, mais concretamente em 2002, surgiu a oportunidade e lá comprei uma casita que transformei nisto que se pode ver abaixo e em que, curiosamente, a fotografia que melhor corresponde à ideia é a de um amigo sentado à "minha" secretária lendo um dos meus livros.

Fui acrescentando algumas coisas nomeadamente uma área onde se pode "ouver" (roubado ao Zé Duarte) os meus/minhas favoritos/as, como segue:






Hoje é o meu refúgio.

Fica perto de Lísboa, suficientemente perto para se chegar depressa e suficientemente longe para se estar no campo.

Aconteceu á pouco, aquando da vista do Papa a Portugal, uma história engraçada.

A casa fica no Caminho de Fátima e os Peregrinos passam mesmo à minha porta.

Estava a "ouver" um conerto de Mozart, com a Orquestra de Viena dirigida pelo Karajan (edição do aniversário dos 111 anos da Deutche Gramophone) quando de repente olhei pela janela e vi um grupo a espreitar e a"ouver".

Um deles virou-se para mim e disse :

- não sabia que se ouvia disto por estas bandas...

- Pois fique a saber que sim e vão com cuidado porque a estrada é perigosa, respondi eu.

Ficaram mais um pouco a descansar e a alimentar a alma com a música e lá se foram serra acima.

Resta acrescentar que eu gosto de ouvir música alto e bom som e sou conhecido na terra por "ser o gajo que só ouve música esquisita, erudita, jazz, blues e quando me dá a fraqueza, que diabo um homem não é de pau, faço umas incursões violentas pelo Country.

Sem comentários: